Meta tag: descubra o que é e porque é importante

A meta tag (ou meta description) é mais um artifício que o marketing digital dispõe para ajudar os sites a rankear nos buscadores. Às vezes, uma pequena descrição sobre determinado produto determina sua compra ou não, e aqui o conceito básico é o mesmo.

Quando um termo é pesquisado no Google, por exemplo, a lista de páginas que é oferecida contém sempre o título da URL e a meta tag logo abaixo. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o que é a meta tag e por que é importante usá-la. Veja!

O que é meta tag

Meta tag descubra o que são e porque são importantes

A meta tag é a descrição que fica logo abaixo da URL quando uma busca é feita no Google. O indicado é que esse texto tenha de 140 a 160 palavras, seja sucinto e claro sobre o conteúdo da página da web.

Por que eu preciso ter meta tags em meu site?

As meta tags têm como principal propósito explicar, junto com o título e a URL, sobre o que se trata a página exibida no buscador. Quando alguém faz uma busca no Google, normalmente quer ter como retorno a resposta correta o mais rápido possível. Isso quer dizer que, se for bem construída, pode ser fator decisivo para que o usuário acesse determinado site.

Como criar um bom texto para suas meta tags

Meta tag descubra o que são e porque são importantes

A meta tag também ajuda o site a ter um melhor rankeamento em buscadores. Por isso, mais do que escrever um texto simples, é preciso que a meta tag seja planejada, para ter:

  • tamanho de até duas linhas (até 160 palavras);
  • principal palavra-chave do site;
  • explicação do conteúdo disponível na página web que será acessada;
  • objetividade do texto.

Essas regras são importantes, porque textos com mais de 160 palavras são cortados no Google, por exemplo.

Exemplos de meta tags bem construída

Alguém pesquisa no Google “casas de praia para temporada” e dentre os resultados, as primeiras duas opções são as seguintes:

  1. Imobiliária ABC – Compre já o seu imóvel no litoral!;
  2. Imóveis Litoral – Venha passar alguns dias nessa casa de praia com vista para o mar, churrasqueira e 3 quartos. 

Qual o resultado interessaria mais alguém que está procurando uma casa para temporada? Sim, o resultado 2.

As duas páginas tinham como título “imobiliária”, e de fato, o usuário precisava de uma imobiliária, então o que o fez escolher acessar o segundo exemplo?

A meta tag!

A descrição mais completa do segundo site com certeza vai atrair mais usuários que busquem casas na praia para temporada quanto o primeiro. As meta tags podem ser uma boa amiga para aumentar o tráfego de sites e lojas online.  Por isso, crie descrições para as principais páginas de seu site e comece a rankear bem no Google! Precisa de ajuda com isso? Nosso time de especialistas vai te ajudar!

Notícias relacionadas

Uma das estratégias mais utilizadas para aprimorar o posicionamento...
WhatsApp chat