Como usar automação de marketing para enriquecer sua estratégia de vendas

Quem já leu alguma coisa sobre automação de marketing com certeza ficou maravilhado com as possibilidades que essa ferramenta apresenta. Afinal, implantar um sistema de automação de marketing otimiza a comunicação entre sua marca e os clientes e amplia as chances de venda e fidelização.
Quem nunca ouviu falar disso, precisa saber agora mesmo como usar automação de marketing em sua estratégia.

automação de marketing

Antes de tudo: o que é automação de marketing?

Nada mais é do que um software capaz de tornar automático o processo de manter contato com os clientes e leads que sua marca recebe.
A automação pode ser aplicada em diferentes plataformas, não só no e-mail marketing: campanhas em redes sociais, anúncios online e inclusive torpedos de celular.

Precisa de um exemplo?

Sua marca possui um mailing enorme, com muitos endereços de e-mail que conseguiu captar de forma correta (saiba como construir uma lista de e-mails de pessoas realmente interessadas na sua marca) e você precisa criar conteúdos e enviar manualmente e-mails para todas essas pessoas.

Além de ser um trabalho gigante para ser feito “na mão”, provavelmente dentro desse mailing estão misturados clientes que já compraram um produto seu como também clientes em potencial, que preencheram algum cadastro em seu site mas que nunca compraram nada de você.

Você não pode enviar o mesmo conteúdo para os dois, pois não faz sentido enviar algo repetido para quem já é cliente, ou um conteúdo avançado demais para quem acabou de conhecer sua marca.

Um sistema de automação de marketing consegue filtrar todos os seus contatos e definir em qual fase do funil de compras eles estão. A partir daí, envia automaticamente conteúdos direcionados exatamente para a necessidade do consumidor naquele determinado momento.
Entende agora por que fazer isso manualmente numa lista de e-mails grande é um trabalho impossível?
Mas como usar automação de marketing para aumentar suas vendas?
Veja algumas dicas!

Defina os objetivos

Nenhuma estratégia tem sucesso se os objetivos não forem bem definidos. Aprender como usar automação de marketing em sua empresa só funcionará se você tiver um bom conteúdo a oferecer e campanhas realmente interessantes.
Por isso, antes de começar essa estratégia, defina os objetivos, quais resultados espera alcançar, como funciona o ciclo de vendas do seu produto ou serviço e como você irá monitorar e medir o sucesso de cada campanha.

Crie um fluxo de conteúdo

Defina o conteúdo dos e-mails enviados aos clientes em cada etapa num fluxo que engloba desde quem acabou de chegar, com e-mail de boas vindas, apresentando a marca e os produtos, até os clientes premium, que fazem compras recorrentes.
Você pode pensar que esse tipo de cliente já está “garantido”, mas é sempre bom nutri-los com conteúdo e campanhas interessantes.

Divulgue seu blog

Se você possui um blog, inclua a divulgação das suas postagens no fluxo da automação de marketing.
Assim, você não bombardeia o cliente apenas com e-mails e banners de venda, mas também oferece dicas e conteúdo relevante que pode ajudar a solucionar dúvidas a respeito do seu produto e gerar mais interesse em outras compras futuras.
Sua empresa ainda não tem um blog? Veja nossas dicas de como começar um blog com conteúdo relevante!

Agora que você já sabe como usar automação de marketing para manter seus clientes interessados e aumentar seu potencial de vendas, fale com a gente para escolher as melhores ferramentas de automação e criar a estratégia perfeita para seu negócio!

Notícias relacionadas

Fazer escolhas conscientes em relação a essas ferramentas pode...
WhatsApp chat