Marketing digital de baixo custo: 5 estratégias econômicas para empresas

Em geral, quando uma empresa precisa reduzir custos o primeiro setor afetado é o marketing. Os gestores têm a falsa impressão de que dispensar uma equipe ou a agência vai ajudar a diminuir as despesas. No entanto, para não pausar todas as estratégias, acabam direcionando as atividades para outros profissionais e sobrecarregando a equipe. Além de ser uma atitude equivocada, perde-se mais do que se ganha dessa forma.

Mesmo que seja necessário cortar custos em todos os setores para manter a operação, os investimentos em marketing não podem parar. O ideal é substituir algumas ações por outras mais econômicas e assertivas. Ou seja, ações de branding, redesign da marca etc., podem esperar, desde que não sejam cruciais para o momento em que a empresa está vivendo. Neste artigo, vamos mostrar 5 estratégias de marketing digital de baixo custo que você pode usar em sua empresa. Confira!

Conheça 5 estratégias de marketing digital de baixo custo para divulgar a sua empresa

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Você sabe quais são as palavras-chave que os seus clientes utilizam quando precisam encontrar o produto ou serviço que a sua empresa vende? Saber quais são vai te ajudar a direcionar algumas estratégias, como por exemplo, atualizar o conteúdo do seu site.

Os motores de busca trabalham para entregar os melhores resultados para os clientes. Isso quer dizer que, para um site ser encontrado, deve ter as informações que o cliente procura. Fazer uma pesquisa de palavras-chave vai te revelar quais são esses termos, assim você poderá utilizá-los de forma mais estratégica.

Crie listas de transmissão no WhatsApp

Por meio das listas de transmissão, você pode enviar comunicados, ofertas, promoções e novidades para os seus clientes. O recurso é uma ferramenta potente de comunicação, pois te coloca em contato direto com o público. Dessa forma, o cliente pode responder a sua mensagem, caso tenha se interessado por algum produto.

É importante que os clientes tenham autorizado o uso de seus números para receber esse tipo de contato. Valide isso com eles antes de começar os envios. Além disso, apenas os clientes que têm o WhatsApp da empresa cadastrado na lista de contatos vão receber as mensagens.

Promova anúncios em sites, redes sociais e buscadores

A promoção de anúncios é uma estratégia mais agressiva, no entanto não precisa ser invasiva. É possível configurar o anúncio de acordo com a plataforma em que vai aparecer e no momento certo para impactar o cliente. Dentro dos anúncios, sua mensagem pode ser mais direta e com o foco na venda.

Por ter um custo relativamente baixo, você consegue criar diversos anúncios, para diferentes plataformas, sem gastar muito. No entanto, para que a estratégia funcione, é fundamental ter conhecimento sobre suas configurações, tipos de anúncios e plataformas.

Mantenha presença nas redes sociais

O acesso a conteúdo online sofreu uma mudança em seu padrão desde o início do isolamento causado pela pandemia do covid-19. De acordo com IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o uso diário está parecido com o padrão de uso dos domingos. Ou seja, cresce durante a manhã, atinge um patamar à tarde e tem pico à noite. O aumento do tráfego está pouco acima do normal.

Essa mudança mostra um potencial para as empresas atuarem nas redes sociais. O público está mais ativo e passando mais tempo online. Por isso, a empresa deve estar no canal em que o seu cliente está.

Faça transmissões online

Já pensou em compartilhar um pouco do conhecimento de negócios da sua empresa? Talvez você nunca tenha pensado dessa forma, mas a sua experiência ou de outros profissionais da empresa pode ajudar muitos de seus clientes.

Compartilhar esse conhecimento ou chamar outros especialistas para falar sobre sua carreira e desafios pode ser interessante para sua audiência. As transmissões online ganham destaque dentro das redes sociais e acabam atraindo os usuários naturalmente. Isso te ajudará a manter sua marca sempre na mente do cliente.

Conte com a DNA para colocar suas estratégias em prática!

Notícias relacionadas

Fazer escolhas conscientes em relação a essas ferramentas pode...
WhatsApp chat