3 pilares do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair tráfego para o site e gerar vendas para a empresa. Para isso, diversas estratégias podem ser utilizadas. A decisão de qual é a melhor opção deve levar em consideração alguns fatores, como o perfil do seu público, objetivo da empresa, etc.

Independentemente do caminho que a empresa vai seguir, o Inbound Marketing deve estar amparado por 3 pilares fundamentais para a sua empresa. Veja quais são.

1. Seu público precisa te encontrar

O Inbound Marketing é uma estratégia utilizada por empresas que querem ser encontradas por seus clientes. Todas as ações realizadas pela marca devem levá-la a esse objetivo. Do contrário de nada adiantaria investir na estratégia.

Um dos pontos fundamentais para que a empresa seja encontrada é saber trabalhar com as palavras-chave utilizadas por suas personas.

Quando o cliente está em busca de um produto ou não sabe ainda que precisa dele, mas busca uma solução para um problema, utiliza palavras-chave nos motores de busca (Google, Yahoo, Bling). Por exemplo, “como acabar com a formiga na cozinha”. Essa pode ser considerada como uma palavra-chave de long tail (cauda longa) ou suas variações “acabar com formiga”, “acabar com formiga na cozinha”, etc.

A empresa deve utilizar essas palavras-chave nos conteúdos que produzir. Pode ser a descrição do produto, um texto de blog, no sobre do site ou em outro tipo de conteúdo da empresa. Além disso, é importante estar presente nas redes sociais, que também são canais por onde o público pode encontrar a marca. Compartilhar informações relevantes e interagir com o público é fundamental.

2. Os leads capturados devem ser convertidos em clientes

A marca já está capturando leads, seja por meio das redes sociais, dos blogs ou anúncios, mas como torná-los clientes? Primeiro é importante entender o momento de cada lead. Alguns leads convertidos acabaram de conhecer a marca e podem não saber bem o que encontrar naquele ambiente. Outros podem ser consumidores do conteúdo e estarem prestes a fechar negócio.

Entender o momento de cada lead e classificá-los te ajudará a direcionar a comunicação da forma adequada. Para quem acabou de chegar, continue entregando conteúdo de valor. Quem está prestes a comprar um produto pode converter em um cupom de desconto.

3. As análises ajudam a melhorar a estratégia

Analisar as ações é fundamental para entender os resultados das ações e aplicar melhorias. Algumas informações serão essenciais para as análises, são elas:

  • Tráfego no site: volume de pessoas que acessam o site a partir de uma chamada para ação;
  • Taxa de conversão: porcentagem de pessoas que realizam uma ação ou objetivo no site ou Landing Page;
  • Inbound Links: volume de sites que apontam para o conteúdo do site da marca;
  • Engajamento: volume de pessoas que estão interagindo com o conteúdo no blog, e-mail, redes sociais, etc;
  • ROI: retorno sobre o investimento nas ações realizadas.

Os três pilares apresentados formam a estratégia de Inbound Marketing, fazendo com que as ações possam ser avaliadas e ofereçam retornos positivos para a empresa. Deixar alguma dessas etapas de lado fará com que a estratégia seja incompleta ou não retorne com resultados satisfatórios. Na hora de criar as ações de Inbound Marketing da empresa, certifique-se de está fundamentada nestes três pilares.

Notícias relacionadas

Fazer escolhas conscientes em relação a essas ferramentas pode...
WhatsApp chat