Long Tail: como usar a estratégia no E-commerce

Uma das estratégias de Marketing Digital mais utilizadas para aprimorar o posicionamento da sua marca na busca orgânica ou mídia paga é o SEO (Search Engine Optimization). A siga SEO refere-se à otimização para mecanismos de pesquisa e a estratégia é direcionada para adaptar o conteúdo do seu e-commerce ou site aos padrões do Google.

Por isso, é importante considerar nesse planejamento a escolha das palavras-chave, ou seja, os termos usados pelo público para realizar buscas no Google. Assim, essas palavras influenciam a posição da empresa nos resultados de pesquisa.

A exibição da marca nas posições iniciais da primeira página de resultados é o objetivo que todos desejam alcançar. Além disso, a visibilidade nas primeiras posições eleva as chances de impactar mais pessoas e gerar tráfego para o seu site. Por isso, as palavras-chave possuem categorias distintas e nesse artigo, falaremos da long tail. Continue a leitura!

O que é long tail?

O termo long tail, em português, cauda longa, foi apresentado por Chris Anderson, autor do livro “A Cauda Longa – A nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados”. O autor declara a importância de segmentar a sua audiência para um nicho de mercado, no qual encontrará baixa concorrência. E atualmente, muitas empresas buscam nichos para empreender.

Long Tail: como usar a estratégia no E-commerce

O uso de palavras-chave long tail, com três ou mais termos, é uma estratégia para aprimorar o posicionamento das marcas nos resultados de pesquisa. Assim, isso permite conhecer mais sobre os interesses e necessidades dos usuários, possibilitando a comunicação personalizada.

Na prática

O público que opta por termos long tail busca retornos objetivos. Elas apresentam relação com o conteúdo, a venda de produtos e serviços de um determinado segmento inserido em um nicho de mercado.

Quando um usuário digita “roupa” no Google, o retorno da pesquisa é muito amplo e exibe aproximadamente 218 milhões de resultados. Porém, quando é inserido “roupa feminina social”, isso muda para quase 16 milhões de resultados.

Long Tail: como usar a estratégia no E-commerce

A pesquisa de palavras-chave long tail atinge um público menor e devido ao termo específico, a concorrência e o custo são baixos, o que possibilita alcançar uma boa posição. Assim, é possível direcionar parte do investimento para outras estratégias que podem colaborar com o crescimento da empresa, como remarketing, ferramentas de automação, chatbot, etc. Então, veja a seguir alguns benefícios da palavra-chave long tail.

Conheça 4 vantagens ao inserir long tail em sua estratégia

Long Tail: como usar a estratégia no E-commerce

Fortalece a sua marca

Quando uma empresa aparece na primeira página de resultados e nas posições iniciais dos motores de busca, ela se fortalece a longo prazo. Portanto, a constante presença nos primeiros resultados transmite confiança ao público em seus produtos e serviços.

Baixa concorrência

As palavras-chave long tail apresentam baixo custo quando comparadas aos termos mais curtos, por serem mais específicas. Por isso, geralmente não despertam o interesse de grandes organizações e isso pode ser favorável às marcas de pequeno e médio porte. É a oportunidade para ganhar destaque e se posicionar melhor no ranqueamento, principalmente se combinar diferentes termos.

Aumento das vendas

Com a baixa concorrência e o público-alvo direcionado para o seu e-commerce, a tendência é que a conversão seja ampliada. Dessa forma, é necessário planejar e ranquear aqueles que mais representam o interesse dos consumidores.

Portanto, ao utilizar as palavras de cauda longa em sua estratégia de SEO, a probabilidade das conversões e do tráfego orgânico aumenta. Mantenha a sua equipe de marketing atenta em relação às tendências de pesquisa dos usuários.

Público qualificado

De forma geral, o público que utiliza termos long tail nas buscas encontram-se em níveis avançados do funil de vendas e tendem a adquirir o seu produto ou serviço a curto prazo. Por isso, essa inclinação à compra proporciona uma boa experiência ao usuário e cumpre os objetivos do negócio, além de reduzir o abandono de carrinho.

Para saber se a sua estratégia com palavras-chave long tail está progredindo, é importante analisar e acompanhar os relatórios. Eles indicam detalhes das pesquisas realizadas e permitem que a sua equipe de marketing empregue esforços nos termos que mais condizem com as necessidades dos consumidores. Assim, o objetivo é entender a intenção de busca do público que vai até a sua marca.

Precisa de ajuda com essa estratégia? Converse com nossos especialistas.

Notícias relacionadas

WhatsApp chat