E-mail marketing: veja como manter o relacionamento com o cliente

A pandemia do COVID-19 fez com que muitas empresas migrassem para o digital. Ter um perfil nas redes sociais e recursos que possibilitam a comunicação com os clientes se tornou uma necessidade primordial para quem quer se manter no mercado. Nesse sentido, o e-mail marketing deixou de ser apenas uma ferramenta de envio de ofertas.

Na verdade, o e-mail marketing nunca foi só isso, mas assim era visto por muitas empresas. O envio em massa de muitas propagandas e ofertas pode prejudicar a experiência do cliente e o relacionamento com a marca.

Desenvolver uma estratégia concisa e alinhada com os objetivos da empresa no momento são fatores fundamentais para ter sucesso usando o e-mail marketing. A seguir, você vai entender como a ferramenta vai te ajudar a manter o relacionamento com o cliente. Confira!

Como o e-mail marketing pode te ajudar a manter o relacionamento com o cliente?

Avalie as estratégias da empresa

Toda estratégia de e-mail marketing construída até o momento terá que ser revista. A empresa terá que considerar que o comportamento dos clientes mudou e ainda vai mudar. O que era prioridade há três meses já não será mais, por isso é preciso avaliar o que faz sentido dar andamento e o que não é mais relevante.

O mesmo vale para quem não utilizava o e-mail marketing como canal de comunicação. Mesmo que a sua empresa utilizasse apenas recursos de mensagens instantâneas ou ligação telefônica.

Use como ferramenta de relacionamento

O contato por meio de redes sociais é frequente. A todo momento sua empresa está publicando conteúdos, novidades e comunicados. No entanto, é provável que grande parte da sua audiência não tenha contato com todo esse conteúdo. O e-mail marketing pode ser usado como um recurso intermediário.

O que isso quer dizer? Você pode definir que a ferramenta será usada para o envio de comunicados oficiais. Nas redes sociais o contato acontecerá com maior frequência e de maneira fluída. Adotar esse tipo de estratégia vai evitar que o cliente seja atingido com uma avalanche de informações. Além disso, quando receber um e-mail da sua empresa, o cliente saberá que é algo que pode ser importante conferir.

Foque em quem já é seu cliente

Empresas que já utilizavam o e-mail como uma ferramenta de vendas, com uma estratégia voltada para a captura de novos leads pode reduzir os esforços nesse sentido. A ideia é usar o canal para aumentar a conversão dos contatos que já são clientes.

Isso quer dizer que você pode fazer uma pausa ou diminuir as ações para capturar novos leads e investir mais em estratégias que vão aumentar a conversão dos seus clientes. Nesse caso, é importante mostrar valor para o cliente e entregar benefícios diferenciados ou que ele ainda não conhece.

Adote uma conduta empática

O momento é delicado. Provavelmente, sua empresa já adotou as medidas recomendadas pelos principais órgãos de saúde. Além disso, tente entender ou buscar se informar sobre como anda a situação do seu público. Você pode verificar essa informação por meio dos comentários dos seus canais de comunicação ou analisando a conduta dos concorrentes.

Se a sua empresa vende para lojistas, por exemplo, é bem provável que eles estejam preocupados em como vão manter seus negócios. Diante disso, o que você e a sua empresa podem fazer para ajudar? Facilitar os pagamentos de compras feitas anteriormente à crise? Oferecer novos meios de pagamento para novas compras? Produzir conteúdos com dicas?

Enfim, existe uma série de ações que podem ser adotadas nesse sentido. E você pode usar o e-mail marketing para comunicar todas elas ou criar um canal de conteúdo relevante.

Evite excessos e não seja inconveniente

Ofertas demais, promoções demais, e-mails demais. Tudo isso pode causar uma má impressão e fazer com que o cliente saia da sua lista. Use o e-mail com cautela e evite fazer muitos envios. Um e-mail por semana ou a cada 15 dias é o ideal, mas se tiver dúvidas sobre qual é a melhor opção para a sua audiência, faça uma pesquisa para saber o que eles querem consumir de informação por meio desse canal e com qual frequência.

Se você não sabe bem como usar o e-mail marketing como um canal de relacionamento com o seu cliente, entre em contato com a nossa equipe. Vamos fazer um estudo do cenário, analisar as especificidades do seu negócio e entregar uma estratégia personalizada. Clique no banner abaixo para entrar em contato!

Notícias relacionadas

WhatsApp chat