4 dicas para escolher influenciadores para as ações da marca

O marketing de influência não é uma novidade, existe há anos, mas antes estava concentrado diretamente em mídias de televisão e rádio. Nos anos 2000, por exemplo, era comum personagens de novelas induzirem a compra de acessórios de moda e beleza. 

Em sua trajetória até aqui, o marketing de influência passou por mudanças impactantes. Desde 2016 esse nicho tem crescido exponencialmente no Brasil, e isso se dá ao fato de que a internet trouxe consigo a globalização e a popularização de pessoas que podem ser influenciadoras também, além dos artistas.

Com tantas novas possibilidades, uma das maiores dúvidas que surgem é: como escolher bons influenciadores para as ações da minha marca? No post de hoje, separamos 4 dicas simples para ajudar nessa missão e criar campanhas incríveis. Acompanhe: 

Como escolher influenciadores que ajudem a minha marca a crescer?

4-dicas-para-escolher-influenciadores-para-ações-da-marca

Veja além da quantidade de seguidores

Ao contrário do que pode parecer, a quantidade de seguidores que o usuário tem não é o ponto mais importante na hora de escolher influenciadores. A quantidade mínima de seguidores não é suficiente para garantir que o influencer necessariamente tenha uma boa interação com seu público.

Por isso, além de ver a quantidade de seguidores, atente-se à porcentagem de engajamento que o usuário possui.

Escolha alguém com os mesmos valores que sua marca

O público que segue o influenciador digital diariamente conhece quem está do outro lado da tela. Isso significa que, na hora de escolher um bom influenciador para a sua campanha, é imprescindível que ele se identifique com sua marca e/ou produto.

Não adianta contratar um influenciador que deteste a natureza para uma campanha sobre produtos veganos, por exemplo. O público logo vai notar a disparidade de valores e ao invés de gerar um impacto positivo, pode atrelar o nome da marca à sensação de enganação e falta de critérios.

Os detalhes fazem toda a diferença

Dentro do planejamento do marketing de influência é preciso estabelecer prioridades para ter uma campanha de sucesso. Alguns detalhes que fazem toda a diferença são:

  • canal da divulgação (rede social, site, YouTube etc.);
  • tempo de duração da campanha;
  • estrutura e cronograma dos conteúdos;
  • qual o objetivo da campanha (vender um item ou divulgar novos produtos, por exemplo).

Esses e outros tópicos devem ser alinhados com o influencer, para que não haja nenhum tipo de divergência durante o andamento da campanha.

Conteúdo profissional e de qualidade faz toda a diferença

Por fim, mas não menos importante, gerar um bom conteúdo faz toda a diferença. Além do influenciador cumprir outros requisitos importantes para ter parceria com sua marca, ele precisa ter a capacidade de gerar conteúdo profissional para seu público.

Avalie questões técnicas do conteúdo como artigos de foto e filmagem, por exemplo, e certifique-se que o influenciador vai produzir algo realmente relevante para seu público-alvo.

Essas foram 4 dicas para escolher influenciadores que você deve levar em consideração na hora de iniciar uma campanha de influência. Crie critérios, faça um planejamento completo e invista nessa área que só tende a crescer!

Notícias relacionadas

Conheça mais sobre as ferramentas de integração de atendimento...
O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma solução...
WhatsApp chat